Aconteceu na tarde desta segunda-feira (07/12) às 14 horas uma Audiência Pública realizada no auditório da Secretaria de Educação que foi proposta pelo Vereador Erroldisnei Borges (PT), que visava discutir sobre o fechamento da Receita Federal no município de Canguçu, já que quando ativada atendia mais de 100 pessoas por dia, sendo 65% moradores da zona rural. Onde, estavam presentes os Vereadores, o Prefeito Municipal Gerson Nunes, o Representante da Receita Federal de Canguçu Joelci Goulart Cunha, contabilistas locais e outras pessoas interessadas no assunto.
Segundo o representante da Receita Federal local, a agência fechou, pois o aluguel do prédio tornou-se mais caro e o órgão não aceita estagiários, para trabalhar no local devem ser todos concursados, não havendo o número de funcionários suficiente também.
As atividades prestadas na agência foram suspensas, mas ainda não esta extinta, porém já foi publicado o fechamento da Receita no Diário Oficial, e a luta é para que se reative o funcionamento da mesma, que para se manter gasta em torno de 100 mil reais.
O Vereador César Madrid (PP) juntamente ao Dep. Afonso Hamm (PP) membro da bancada gaúcha, já encaminharam um documento para o Estado e a Receita Federal em Brasília para que não fechassem nossa agência, porém não responderam a solicitação, assim o Ver. Aparício (PMDB) também fez, através de documento e e-mail, mas também não foi correspondido.
Deste modo, no final da Audiência Pública o proponente Ver. Rodinha (PT) pediu para que a Presidência do Legislativo marcasse uma agenda com a agência da Superintendência da Receita Federal para segunda-feira, e além dos Vereadores convidar os Deputados da região sul do Estado para que todos façam esta mobilização.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).