Através de um requerimento do Ver. Neviton Nornberg (PDT) encaminhado a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, promoveu-se uma Audiência Pública para tratar sobre o Direito e a Cultura do Povo Alemão. Assim, o Deputado e membro da Comissão de Educação Zé Nunes promoveu a Audiência na Segunda-feira (23/11) às 20 horas no Ginásio de Esportes do Herval, 2º distrito.
O professor da FURG Carmo que coordena o Núcleo do Educa Memória da Universidade Federal de Rio Grande, estava pegando uma auto declaração, em que as pessoas se auto declaravam membros do povo tradicional alemã. Na ocasião recolheram em torno de 1.000 assinaturas.
Além, do reconhecer-se Pomerano, os debates promoviam a valorização e o resgate da cultura Pomerana, em que várias cidades próximas, tais como São Lourenço do Sul, Camaquã, Chuvisca e agora Canguçu estão fazendo este resgate e esta forma de reconhecimento. Pois, após atingir uma quantidade significativa de auto declarações o Governo Federal poderá mandar verbas, afim de, difundir a colônia Pomerana, bem como sua língua.
Algumas Escolas de Canguçu apoiaram a causa, dentre elas: E.M.E.F. Carlos Soares Silveira, E.M.E.F. Jaime de Farias, E.M.E.F. Alberto Bergamann e E.M.E.M. Alberto Winke. Também, estavam presentes o Prefeito Municipal Gerson Cardoso Nunes e demais Vereadores.
A comunidade em geral que contribuiU para a realização desta grande audiência que culminou com a entrega de mais de 1.000 Auto Declarações de Pomeranos, reforçando a busca pela valorização de nossa cultura e reconhecimento de nosso Povo Pomerano.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).