Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14/8) aconteceu a Audiência Pública para avaliação de Gestão Municipal em Saúde do quarto quadrimestre na Sala de Sessões Joaquim de Deus Nunes, em que estiveram presentes a Secretária de Saúde Luciane Bastos, a auxiliar da Secretária de Saúde Josiane Pereira, a Oficial Legislativa Maribel Rios e os Vereadores do PP Rubens Vargas e César Madrid.
Ao longo da audiência discutiram sobre a cobertura da saúde básica com estratégias para a família, da saúde bucal que está com cobertura de 100% somente não foi criado o cargo no 4° distrito de Canguçu, também se falou sobre os recursos vinculados a obras que estão sendo feitas as suplementações para o pagamento da folha até o final do ano. O contrato com o Mais Médicos irá se regularizar no Brasil se fizerem provas revalidas.
A demora para os pedidos de encaminhamentos de exames e cirurgias foi citado, pois há pessoas que levam mais de 10 dias para situações de oncologista, e que judicialmente o pedido tem que estar no SUS, depois irá para o sistema de regulação que controla as prioridades que avalia de acordo com a situação clínica do paciente. E que as consultas públicas continuam no público, se o paciente consultar particular não pode entrar pelo SUS.
Ao final a Secretária registrou o percentual do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) de 15,20% percentual de investimento em saúde do município.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).