Notícias

Audiência Pública com os Servidores

Publicado por André Marcelo em 20/03/2014 - 15:23
Audiência Pública com os Servidores

Os vereadores atendendo solicitação subscrita por centenas de servidores, realizaram nesta quarta-feira (19), as 19 (dezenove) horas, audiência pública, com vistas, a debater a questão que envolve possíveis transferência de recursos financeiros do legislativo ao executivo para ampliação do “Ticket Alimentação” dos servidores da Prefeitura, em valores superiores a quarenta mil reais mensais, buscando desta forma a equiparidade de valores com os pagos pelo legislativo. Com plenário lotado de servidores, convidados presidente do SIMCA (Sindicato dos Municipários de Canguçu), senhor Breno Schmalfuss e prefeito Municipal Gerson Cardoso Nunes.

Na oportunidade foi explanado pelo presidente do SIMCA – Breno Schmalfuss, as perdas salariais dos servidores ao longo dos últimos anos em relação a variação do salário mínimo no mesmo período e os valores recebidos e gastos pelo legislativo, nos últimos anos que em tese permitiria o repasse de recursos para o executivo a serem utilizados no ticket alimentação.    

Aberta a participação aos servidores, houveram criticas a diretoria do sindicato pela forma com que vem conduzido as negociações, devida a falta de informações, inclusive em desconformidade com decidido na ultima assembleia da categoria, que previa que as negociações sobre os valores do ticket deveriam ser submetidas novamente a aprovação, bem como os motivos de a proposta apresentada pela Câmara para repasse de valores não tenha sido apresentada pelo SIMCA ao executivo e aos servidores, tendo sido necessário que os servidores buscassem através da presente audiência informações concretas e as razões dos valores solicitados não serem compatíveis com a equivalência a cinquenta por cento do salário mínimo, valor inicial do ticket quando da sua criação em 2003.

Posteriormente ocorreram os pronunciamentos dos lideres de bancadas que ressaltaram a importância de condições dignas de vencimentos e ticket alimentação aos servidores, quando aos dados demonstrados estes são públicos e constam do Portal de Transparência, de igual forma todos os presidentes e parlamentares sempre primaram pelo zelo e correta aplicação dos recursos da casa, tendo sido devolvidos todos os valores não utilizados, inclusive antes do período final previsto em todas as ocasiões que o executivo fez a solicitação e justificou a razão, quanto a questão em tela a decisão cabe ao presidente por ser o gestor. Foram questionados as razões de não utilização de recursos pelo executivo para pagamento da elevação dos valores do ticket alimentação, uma vez que os mesmos não são computados no cálculo de pagamento de pessoal. Outra questão abordada foi elevação considerável dos gastos com estagiários na atual administração em relação as anteriores.

Prefeito, Gerson Nunes, reportou-se a questão histórica das perdas dos servidores e, que a atual administração vem procurando minimiza-la, num projeto de médio e longo prazo, no entanto existem limitações de ordem financeira e constitucional, tendo inclusive neste exercício sido concedido quinze por cento. Em relação ao repasse de valores pelo legislativo para complementação de valores do ticket alimentação, disse que a manutenção para o próximo exercício dos trezentos reais propostos, somente serão possíveis se houver a garantia da Câmara em repassar valores em torno de quarenta mil reais mensais até fevereiro de dois mil e quinze e cinquenta porcento deste valor a partir de março de dois mil e quinze de forma continuada.

Presidente, Arion Braga, ressaltou que esta casa sempre esteve e sempre estará ao lado dos servidores, lamentando que a direção do sindicato não exerça a mesma pressão sobre o executivo na busca de melhores condições aos seus associados. Quanto ao repasse de valores existe seu comprometimento até o final de sua gestão, que se estende até trinta e um dezembro deste ano, lamentando que não seja acatada pelo executivo, pois minimizaria a questão financeira dos servidores, no entanto entende que os valores devem ser mantidos no próximo ano e os reajustes prometidos de quinze porcento pelo executivo, incida sobre os trezentos reais. Agradeceu aos servidores da Câmara que estão sendo sensíveis com a presidência e a casa, visto que, não foram beneficiados até o momento com reajuste de quinze por cento, no entanto se não for aceita pelo executivo sua proposição, irá conceder reajuste do ticket aos servidores do legislativo.