Desde o dia 1º de janeiro, o vereador Jardel Souza de Oliveira (Progressistas) foi empossado para seu novo mandato na 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu (CMVC), após ser reeleito.
Oliveira é bacharel em Direito, formado pela UCPel, e também possui formação na área de Comunicação, com cursos de Locução e Operação em Radiodifusão pela Fundação Padre Landell de Moura, realizados na Rádio Federal FM, da UFPel.
Sua trajetória política tem algumas curiosidades. Em 2000, foi eleito um dos vereadores mais votados de Piratini, sua cidade natal, e 20 anos depois, eleito em Canguçu.
Filho de pequenos produtores rurais, sua mãe também professora municipal, nasceu em uma escolinha de tábua, onde seus pais moravam, na localidade de Alto da Serra, 3º Distrito de Piratini, a cerca de 50 km da cidade.
Aos 13 anos, incentivado pela família a continuar os estudos, mudou-se para a cidade. Nesse período, ainda na adolescência, também estudou na Escola Agrícola no interior de São Lourenço do Sul.
Após concluir o Ensino Fundamental em São Lourenço do Sul, retornou a Piratini e, junto com colegas da Escola Ponche Verde, lançou o jornal do Grêmio Estudantil. Também organizaram um festival de Música Popular Brasileira, “evento que por muitas vezes contou com a participação de artistas canguçuenses”, relembra Jardel.
Posteriormente, trabalhou por cerca de seis anos como apresentador e operador de áudio na Rádio Nativa FM e fundou dois jornais: O Piratini e Folha Pinheirense, em Pinheiro Machado.
Ao final de seu mandato como vereador em Piratini, sem concorrer à reeleição, mudou-se para Pelotas, onde trabalhou na gestão do prefeito Bernardo de Souza (PPS). Após a renúncia do então prefeito por motivos de saúde, permaneceu na administração municipal sob os prefeitos Fetter Jr. (PP), Eduardo Leite (PSDB) e Paula Mascarenhas (PPS), atuando por muitos anos como coordenador do Procon municipal.
Em 2020, foi eleito vereador em Canguçu. Bem antes disso, já havia fixado residência no município, onde casou-se com Francieli Leonardi. Bem antes disso, já havia fixado residência no município, onde também exerceu os cargos de secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador do SINE.
Entre as pautas que defende, destacam-se a luta pela instalação de um Hemocentro em Canguçu, junto a outros vereadores e doadores voluntários, a busca por melhorias na infraestrutura rural e a destinação de recursos para a área da Saúde.
“Conseguimos direcionar recursos importantes para o nosso hospital e outros setores. E assim vamos continuar, sempre buscando estar próximos da comunidade.”
Essa reportagem faz parte de uma série de matérias sobre a história e a trajetória dos 13 vereadores de Canguçu. Para saber mais, acesse o site da Câmara Municipal.
Liziane Stoelben / Assessoria de Imprensa