Nesta segunda-feira (17), os vereadores da Câmara Municipal de Canguçu (CMVC) participaram de uma mobilização sobre o enfrentamento dos efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul. O ato teve início na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (FETAG-RS), passando pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Banco do Brasil.
A FETAG-RS apresentou diversas demandas para apoiar os agricultores no enfrentamento da seca e das dificuldades financeiras causadas pela estiagem. Entre os principais pontos discutidos estão: a prorrogação automática dos créditos rurais por 120 dias, a revisão das restrições do Proagro, ajustes no prazo de corte para acesso ao programa, medidas de desoneração para operações vencidas, novas condições de pagamento com prazos estendidos e juros reduzidos.
A mobilização também incluiu a proposta de liberação de recursos do BNDES para cooperativas, a criação de um fundo de desastres, apoio a projetos de lei para reverter limitações ao Proagro e a anistia de parcelas dos programas de troca-troca de milho e forrageiras.
Liziane Stoelben / Assessoria de Imprensa