Notícias

Lei autoriza transporte gratuito em carros da Secretaria de Saúde para procedimentos médicos

Publicado em 14/10/2019 - 10:24
Lei autoriza transporte gratuito em carros da Secretaria de Saúde para procedimentos médicos

Na última segunda-feira de setembro (30), a Câmara aprovou um projeto de lei que autoriza o transporte gratuito de canguçuenses em carros da Secretaria de Saúde, para procedimentos médicos em outras cidades, quando houver vagas remanescentes.

O projeto de autoria dos vereadores Neviton Nornberg (PDT), César Silva (PSB) e Carlos Eduardo Martins (PTB) dita que poderão requerer o transporte, quem for passar por procedimentos médicos em outras cidades, ainda que pela rede particular de atendimento. 

— Muitas vezes os veículos de transportes do município, destinados à condução de passageiros ao atendimento de saúde via SUS não lotam, ficando vagas remanescentes que deveriam ser ocupadas pelos demais cidadãos do município que necessitem também de atendimento na área da saúde; — explica o vereador Neviton Nornberg.

A solicitação poderá ser feita diretamente na Secretaria de Saúde e, as datas e horários dependerão das rotas estabelecidas e do número de bancos disponíveis no micro-ônibus.

— Devemos, na qualidade de gestores, dar melhor produtividade aos serviços prestados a nossa comunidade, devendo atender a todos os da mesma forma e com as mesmas possibilidades. — argumenta o vereador César Silva.

De acordo com os vereadores, a lei autoriza a Municipalidade à realizar o transporte, auxiliando canguçuenses que precisam se deslocar para realizar procedimentos como consultas, exames, cirurgias, retornos, tratamentos, procedimentos clínicos,  médicos e hospitalares, tratamentos em clínicas e perícias médicas.

— O nosso desejo, enquanto legisladores, é que estas vagas remanescentes sejam utilizadas de forma produtiva, atendendo o maior número possível de pessoas, buscando o acesso universal à saúde. — completa o vereador Dudu.

O projeto, aprovado na Câmara, segue para o Executivo para ser sancionado ou vetado pelo Prefeito.