A partir de agora, o Município passa a contar com um dia no ano dedicado à conscientização e prevenção da depressão na infância e na adolescência.
O projeto de lei apresentado pelo vereador e presidente do Legislativo, Marcelo Maron (PTB), institui a criação de uma campanha permanente de conscientização no Município.
“A depressão sempre existiu, mas atualmente o índice relacionado a ela vêm subindo consideravelmente, como podemos observar na mídia e nas redes sociais, onde crianças e adolescentes tem tirado suas vidas devido a depressão.” — explica Maron.
De acordo com o documento, a campanha consiste no Poder Público promover seminários e ações com o objetivo de conscientizar, sensibilizar, envolver, mobilizar e orientar a sociedade e familiares sobre os cuidados e atenção que deverão ter com as crianças e adolescentes.
“A depressão é uma doença séria e pode levar ao isolamento, ao baixo rendimento escolar, a baixa-estima e até mesmo ao uso de drogas. Se faz necessário que políticas sejam implementadas para reduzir o problema, que infelizmente ainda é uma realidade que atinge menores de todas as faixas etárias.” — conclui o vereador.
A campanha deverá ser organizada através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Educação, Esportes e Cultura. O ponto chave da campanha deverá acontecer no dia 1° de setembro de cada ano, a qual ficará conhecido no município como o ‘O Dia D de Conscientização e prevenção da depressão’