A proposta terá o apoio dos deputados para debater com o governo o encaminhamento de projeto de lei para regulamentar o tema. A ideia é preservar a diversidade das línguas faladas no Rio Grande do Sul, como os dialetos Talian, Pomerode e Hunsrik, que tornam o estado um dos mais plurilíngue do país.
Na terça-feira (27) o presidente da Câmara Marcelo Maron (PTB) esteve em Porto Alegre, participando de um debate sobre a inclusão da disciplina de Línguas e Culturas Locais no currículo escolar com os deputados da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.
O assunto foi debatido durante audiência pública da comissão, por solicitação dos deputados Carlos Búrigo (MDB) e Elton Weber (PSB). Sob a presidência da deputada Sofia Cavedon (PT), o Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do RS, liderado por Cléo Altenhofen, lotou o Plenarinho na exposição dos projetos em funcionamento em municípios como Santa Maria do Herval, Camargo, Canguçu, Westphalia, Nova Hartz e Santa Cruz do Sul. Também esteve presente o nigeriano Abiodur Kazeen Fashola, pela língua iorubá.
De Canguçu, a professora Tanise Stumpf, ao lado das meninas Karen Gabriela e Luíza, da Escola Municipal Carlos Moreira, relatou a rotina do ensino da língua pomerana uma vez por semana do 6° ao 9° ano, uma vez que lá foi oficializada em 2010. Outra atividade que mobiliza a comunidade é a Festcap, que há 15 anos atrai o interesse dos jovens para a cultura pomerana.
Tanise lamentou que na rede estadual conseguiu iniciar o ensino da língua, mas foi interrompido. Agora, na rede municipal, dedica-se integralmente ao ensino também de inglês, português e artes. Ela estava vestida com o traje típico da Alemanha e as adolescentes, também estilizadas, cantaram o hino “Como é bonito, Senhor”, em língua pomerana, encerrando a audiência pública.