Nesta terça-feira (16), a Sala de Sessões Joaquim de Deus Nunes recebeu a secretária municipal de saúde Miriam Neutzling para apresentar os resultados do Primeiro Quadrimestre de 2019 da saúde do Município.
Participaram da audiência o vereador César Madrid (Progressistas), o oficial legislativo Nilso Pinz e a coordenadora do Departamento Administrativo e Financeiro da Prefeitura Josiane de Souza, que acompanhou a secretária na apresentação
Na audiência pública, além de apresentar os resultados, foram pautados temas como a necessidade cada vez maior em fortalecer a Rede de Atenção Básica, prevenindo o avanço de doenças e, consequentemente desafogando e facilitando o acesso ao atendimento especializado.
Além disso, também foram levantadas pautas como o número de registros de gripe H1N1 no Município, a informatização da pasta da saúde, com a chegada do prontuário eletrônico e a cultura da medicalização que faz com que muitas pessoas sintam que precisam fazer uso de medicamentos como única forma para tratamento de um problema, levando a uma dependência física ou psíquica.
Algumas sugestões foram levantadas, como a implantação de práticas alternativas no sistema de saúde e a alocação de um psicólogo no Pronto Atendimento Municipal. Miriam complementou a sugestão, reforçando que o Município tem buscado pela instalação de um Ambulatório de Saúde Mental.
Outros pontos que também foram debatidos no encontro foi a necessidade em mexer na tabela SUS e em buscar melhores contratos e novos serviços para o Hospital de Caridade.