Foi encaminhado um pedido de informações de autoria do Vereador Arion Luiz Borges Braga (PP) para o Secretário de Estado da Saúde Sr. João Gabardo, para a Coordenadora Regional de Saúde do 3° CRS Kátia Torres Hoffmann e para o Presidente do hospital de Caridade de Canguçu Luiz Ernesto tratando sobre os assuntos envolvendo o orçamento atual do Hospital Municipal, bem como sobre o seu atendimento no Sistema Único de Saúde.
Na correspondência o Vereador desejava saber quais os valores repassados mensalmente ao Hospital de Caridade de Canguçu, bem como sua destinação específica e se existem atrasos nos repasses ao Hospital por parte do Estado?
Também, questiona se o Governo Estadual tem conhecimento se o Hospital de Caridade local suspendeu ou esta em vias de suspender as cirurgias eletivas a serem feitas pelo Sistema Único de Saúde? Em caso positivo informar com cópia da documentação recebida contendo as razões? Se suspendeu ou esta em vias de suspender os exames laboratoriais e de imagem, feitos pelo SUS? Em caso positivo informar com a cópia da documentação recebida contendo as razões? Se o Estado pretende adotar medidas de auxílio ou outras ações, inclusive judiciais, se for o caso, em relação ao Hospital de Canguçu, se houver suspensão de atendimento e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde? Quais as ações que o Governo Estadual pretende adotar em relação aos pacientes do município em caso de suspensão de atendimento pelo SUS, por parte do Hospital de Caridade de Canguçu, em especial em relação as internações de urgência e cirurgias?
As autoridades citadas têm o prazo de 15 dias para encaminhar a resposta ao Vereador, dando esclarecimento das perguntas e da atual situação em que se encontra o Hospital canguçuense.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).