Os vereadores Bigico (PP) e Madrid (PP), representaram a Câmara em reunião na manhã de hoje, para tratar sobre a crítica situação do Hospital de Caridade de Canguçu (HCC). Além deles, estiveram reunidos o Prefeito Municipal Gerson Cardoso Nunes, o Presidente do hospital Dr. Luis Ernesto Viquez Vargas e o Secretário de Saúde Demaicon Peter.
Os vereadores tomaram tal atitude após a explanação da direção do hospital na sessão de ontem (04/07). Os diretores do HCC, informaram que o governo do Estado, está com uma dívida frente ao hospital de quase R$ 1.000.000,00 (um milhão) e que a dívida com honorários da entidade chega na casa dos R$ 2.000.000,00 (dois milhões). Na ocasião, Dr. Luis Ernesto Vargas, proclamou pela ajuda dos vereadores na busca de alguma solução para tal entrave, pois o hospital já recebeu documentos e avisos de recisão de contratos por parte do corpo clínico do hospital. Tais documentos, reivindicam o pagamento dos honorários atrasados, impondo o prazo de até 31 de julho para a demissão coletiva a partir de agosto. Com esses avisos, já fica pré-destinado que o Hospital de Canguçu, funcionará somente até o dia 31 deste mês. No inicio deste mês, os exames e as cirurgias eletivas já haviam sido suspensas, pela dificuldade de fluxo de caixa para manter a compra de insumos de laboratório e do pagamento dos honorários dos médicos.
Os vereadores, juntamente com o prefeito e o presidente do HCC, optaram por protocolar uma ação judicial contra o estado, solicitando o bloqueio das contas do estado até o pagamento das verbas em atraso. Também ficou acordado que os vereadores, juntamente a seus deputados estaduais e federais, estão marcando uma agenda com o Governador José Ivo Sartori para tratarem dos problemas relacionados.