Por solicitação do Vereador Cristiano Aguiar (PP) a Secretária de Educação e Transportes Ledeci Coutinho juntamente com o Chefe do Núcleo de Transporte Escolar Lúcio Campos compareceram na Sessão Ordinária de quinta-feira (16/06) para tratar sobre o Transporte Escolar.
A apresentação dos dados foi feita através de slides, onde mostravam que são transportados 3.172 alunos na rede municipal de ensino, em que seis escolas são atendidas pelo transporte da Prefeitura e as outras 19 são terceirizados. Para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) são feitas 10 linhas realizadas pelos veículos da frota própria. Ao todo, 42 estudantes são atendidos pelo transporte público e 27 servidores, sendo que 36 alunos são cadastrados no Programa Vale Transporte.
Os custos com transporte terceirizados somam um equivalente a R$ 1.194.000,00 mais o vale transporte que é em torno de R$ 18.007, 13.
Alguns repasses da passagem acontecem devido ao atraso na documentação que deve ser entregue pelo estudante para a renovação do cadastro, mas são problemas específicos não possuindo um atraso de modo geral.
Quanto ao Passe Livre Estudantil para alunos do Ensino Médio e Superior o repasse do Governo Estadual está atrasado desde o último semestre do ano passado, e na renovação do cadastro o número de inscritos caiu de 300 para 45 alunos.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).