A Palestra proposta pelo Vereador Vinicius Pegoraro (PMDB) sobre o Projeto Integrar: Educando e Produzindo Alimentos aconteceu na tarde desta segunda-feira 13 de junho na Câmara de Vereadores em que contou com a presença do Engenheiro Agrônomo da Regional da Emater Evair Ehlert, Chefe do Escritório local da Emater Donaldo Hepp, Carlos Manke Bento da Agromuller, Secretario do Sindicato dos Trabalhadores Delair Radtke, Gerente Regional da Emater Luiz Miranda Godói, Professor responsável pelo Curso técnico em Agricultura da ETEC Fernando Cardoso Hax e também o Professor Sandro da Silva Madruga.
Primeiramente, o Chefe do Escritório Local da Emater Donaldo Hepp falou sobre como irá funcionar o Projeto, em que os alunos da ETEC (Escola Técnica de Canguçu) vão instalar em suas casas juntamente aos seus pais o plantio de alguma cultura visando a execução do programa, assim terão o apoio de suas famílias que também poderão acompanhar seu trabalho, não só os pais, como a comunidade poderá fazer parte desse processo que será coordenado pelo curso de agricultura e orientado pelos professores. Para facilitar a supervisão ao trabalho dos alunos, a Emater, Sindicato dos Trbalhadores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural também irá acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Algumas empresas privadas irão dar o suporte técnico juntamente a Embrapa, dentre elas: Agropecuária Rural, Agromuller, Plantecnica, Mogar Sementes, Syngeta, Sempre Sementes, Santa Helena Sementes, Souza Cruz, Timac Agro e Total Biotecnologia, onde estas irão fornecer os insumos
No final do trabalho realizado os estudantes poderão apresentar seus resultados para uma banca, jnto aos pais e a comunidade.
O Projeto é executado na propriedade do aluno, em que os pais irão ceder uma área disponível para produzir o que eles desejarem, por exemplo, milho. Mas, caso não possam realizar o trabalho poderão fazer os seus estágios em grandes empresas, como a Embrapa.
A vantagem encontrada é que a mão de obra será gratuita, possuirão acompanhamento técnico e terão disponíveis os insumos para a sua plantação.
Os assuntos aos quais poderão abordar e implantar em sua propriedade são: Produção de grãos (Milho, Soja, Feijão, etc), Conservação de solo e água, Produção orgânica, Irrigação, tem uma parceria com a Souza Cruz de um Projeto sobre Irrigação em Fumo, Pastagem e Produção de leite.
Entre outras vantagens para quem realizar o projeto,o Professor Sandro Madruga destacou:
* Minimizar custos atraves de tecnologias.
* Promover o intercâmbio dos alunos com outras instituições.
* Oportunizar o aluno a tomar decisões, jntamente com seus pais.
Os Vereadores em suas falas considerarão importante para Canguçu esse Projeto de integração entre família, aluno e escola, e que com que possa incentivar a Agricultura Familiar no cultivo de diferentes culturas e ter geração de renda para pequenos agricultores, bem como para os estudantes que se dedicaram a este serviço.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).