Notícias

Reunião com Diretores, pais, alunos e transportadores debate sobre a falta de pagamento do Transporte Escolar nas escolas estaduais de Canguçu/RS

Publicado em 23/05/2016 - 14:09
Reunião com Diretores, pais, alunos e transportadores debate sobre a falta de pagamento do Transporte Escolar nas escolas estaduais de Canguçu/RS

Na manhã desta segunda-feira (23/05) os Vereadores: Cesar Madrid (PP) e Neviton Nornberg (PDT) se reuniram juntamente a alguns diretores, pais, alunos e transportadores das Escolas Estaduais de Canguçu/RS, para tratar sobre o atraso no pagamento das Empresas de ônibus e paralisação na maioria das Escolas, pois os alunos não conseguem não transporte fazendo com que não possam frequentar as aulas, principalmente no interior do município que o acesso é mais difícil.

Na última reunião realizada juntamente ao Coordenador da 5ª CRE, foi acertado toda documentação necessária, bem como as notas das empresas, para que o pagamento fosse empenhado, liquidado para após ser pago. E eles deram garantia que já estava em processo de empenho, mas o pagamento ainda não foi realizado, sendo que vai fazer um mês que as escolas estão em turno reduzido ou sem aula.

Assim, caso o pagamento não ocorra os transportadores podem mediante a garantia feita de que iria ser depositado o dinheiro e o não cumprimento do mesmo, entrar com uma ação judicial, tendo como testumunhas as pessoas que estavam presentes na última reunião.

Somente as Escolas E.E.E.M. Alberto Wilke e E.E.E.F. Zótico Soares retornaram seu trsnsporte, pois segundos um pai veio a força tarefa e regularizou a documentação e em reunião com toda a comunidade escolar ganharam 93 votos pela volta das aulas contra 11. Mas, a 5ª CRE questiona a volta das aulas devido ao número de alunos que está frequentando a escola.

Foi sugerido durante a reunião, que haja mais representatividade por parte de diretores e pais das 14 Escolas Estaduais de Canguçu/RS, pois todos devem se unir para fazer suas reinvidicações. Como é o caso, dos alunos da ETEC que se uniram no movimento “Ocupa ETEC” em que uma de suas pautas é a luta pelo transporte, e hoje a partir das 13 horas faram uma caminhada, saindo da Prefeitura para fazer sua reinvidicação por esta e por outras causas que esta perturbando a educação no RS.

Então, decidiram que se até o dia 31 de março, último dia do mês, a 5ª CRE não realizar os pagamentos, que segundo os mesmos estão previstos para esta data. Os diretores, professores, pais, alunos e os Vereadores farão uma caminhada na quarta-feira dia 1° de junho de 2016, com saída às 09:00 horas, em frente a Câmara de Vereadores.

A caminhada será pacífica, e pretende fazer com que as Escolas se mobilizem em desefa da educação e do transporte escolar em nosso município.

 

Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).