O Dep. Federal Afonso Hamm, que esteve no hospital no dia 27 de fevereiro,e após a pedido da Bancada Progressita Canguçuense, articulou e agendou a audiência junto ao Ministério da Saúde em Brasília. Audência aconteceu no dia 08/03 e na portunidade o Deputado Afonso Hamm comentou sobre a importância desse hospital regional, que precisa com urgência de apoio governamental para seguir oferecendo atendimento qualificado aos pacientes. A instituição hospitalar tem referência materno infantil, possui UTI adulto em 10 leitos, vinculado a Central de Regulação do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, oferece serviços de plantão cirúrgico, clínica de imagem, laboratório de análises clínicas, entre outros serviços.
Os Vereadores César Madrid e Bigico relataram sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital que estão prejudicando a manutenção das atividades de atendimento à população da região. “Estamos reivindicando apoio do governo federal de repasse de R$ 4 milhões como forma de auxílio para pagamento e custeio”, solicitam os legisladores.
O presidente do Hospital relata que o hospital que atende mensalmente uma média de 400 internações, sendo 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem uma dívida próxima a R$ 17 milhões.
Beltrame e Martins relataram que devido à crise financeira enfrentada pelo governo federal, neste momento o Ministério da Saúde não tem como contribuir com aporte de recursos financeiros para o hospital.
No sentido de dar continuidade ao pedido de ajuda para salvar o funcionamento do hospital, Afonso Hamm está reivindicando audiência no governo do Estado do Rio Grande do Sul, com intuito de buscar apoio financeiro.
Também estavam presentes: o presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu, Carlos Alberto Vargas da Silva (Bigico), vereadores: César Augusto Madrid, Neviton Noremberg, Erroldisnei Borges, o prefeito Gerson Cardoso Nunes, o presidente do Hospital, Luís Ernesto Vargas, o deputado Pompeu de Matos, assessores da deputada Ana Amélia Lemos e Henrique Fontana.