A Audiência Pública desta manhã (20/11) sobre o quadrimestre da saúde, com base no relatório da gestão municipal de saúde reuniu a Secretária de Saúde Luciane Bastos e os Vereadores: César Madrid (PP), Vinicius Pegoraro (PMDB), Rubens Vargas (PP), Bigico (PP) e César Silva (PSB), além da Oficial Legislativa Maribel Rios, como a presença de algumas pessoas da comunidade.
A Secretária mencionou de acordo com o relatório que o percentual de investimento área da saúde é de 17%, os valores do quadrimestre somam em 3 milhões 350 mil reais de recursos comprometidos, com um valor negativo de 200 mil reais. Somente o laboratório de próteses possuíam 9 parcelas atrasadas, e como os recursos estaduais estão em atraso conseguiram apenas pagar 5 das parcelas existentes.
Também, detectou-se que a produção na área da saúde era de 21 mil procedimentos e hoje possui uma estimativa de 34 mil, assim a lista de internatos esta reduzindo, pois melhorou a atenção básica do município, que auxilia cada vez mais na prevenção. A meta anual é de 50% de cobertura de equipe de atenção básica e 85% de saúde bucal.
Foram comprados em torno de 10 equipamentos só no ano de 2014, e com os atendimentos no interior pretende-se aumentar os investimentos no interior.
Outro assunto bastante debatido durante a Audiência foi o pedido do Hospital de Caridade de Canguçu para que durante o plantão noturno houvesse somente atendimento no Hospital, então os profissionais que atuam no Pronto Atendimento seriam cedidos para atender no Pronto Socorro e não haver mais falta de médicos nas unidades, porque o recurso encaminhado para o Pronto Socorro é de 150 mil reais, e juntamente com o Pronto Atendimento, ambos teriam mais verbas e poderiam fazer mais investimentos para a melhoria da saúde básica.
Matéria: Antoniéla Fonseca (Estagiária de Jornalismo).