Desde o dia 1º de janeiro, a vereadora Maica Tainara Soares Ferreira (PT) foi empossada como vereadora da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu (CMVC).
Filha e neta de agricultores, nascida na comunidade Potreiro Grande, no 2º distrito de Canguçu, Maica fez história ao se tornar a primeira mulher negra e quilombola eleita vereadora no Rio Grande do Sul, com 998 votos. Formada em gestão ambiental e serviços previdenciários, é também promotora legal popular e representante da ONG CIEM.
Antes de assumir o mandato, Maica atuou por mais de 11 anos como coordenadora de etnias, sendo uma das principais referências em políticas públicas voltadas à população negra no município. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a justiça social, pela defesa dos direitos das comunidades quilombolas e pela promoção da igualdade racial.
Entre suas principais bandeiras de atuação estão o fortalecimento da identidade afro-brasileira, a inclusão social e a garantia de direitos às populações mais vulneráveis. Em 2024, sua trajetória foi reconhecida com a Medalha Zumbi dos Palmares, entregue na Assembleia Legislativa do RS, durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
“Receber a Medalha Zumbi dos Palmares representa muitos anos de luta pela igualdade racial, pelo fortalecimento da identidade afro-brasileira e pela justiça social. Continuaremos defendendo as pautas das comunidades e de toda a população canguçuense”, afirma a vereadora.
Essa reportagem faz parte de uma série de matérias que contam a história e trajetória dos 13 vereadores de Canguçu. Para conhecer mais, acesse o site da Câmara Municipal.
Liziane Stoelben / Assessoria de Imprensa