Na manhã desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu participou do ato de lançamento da nova etapa do Programa Capacitar. Representando o Legislativo, o presidente da Câmara, vereador Jardel Oliveira (Progressistas), esteve presente na cerimônia, que também contou com a participação do presidente da Associação Educacional e Cultural Canguçuense (AECC), Rudinei Borges, do prefeito Arion Braga (Progressistas), secretários municipais e demais autoridades.
Nesta nova fase, o programa disponibiliza 12 cursos gratuitos de qualificação profissional, somando um investimento de R$ 275 mil. A iniciativa, que acontece por meio de parceria entre a AECC e a Prefeitura de Canguçu, visa ampliar o acesso à formação técnica e profissional para a população do município.
Um dos destaques é o curso de eletricista, que contará com 25 vagas e será realizado aos sábados pela manhã. A inclusão desse curso no programa foi fruto de uma indicação feita pelo vereador Jardel Oliveira, a partir de uma demanda identificada junto à comunidade.
“A oferta do curso de eletricista representa um passo importante para qualificação e geração de renda em nosso município. Essa foi uma solicitação que recebi da comunidade, e tive a honra de encaminhar essa indicação. Ver esse curso se tornando realidade reforça nosso compromisso com a população e com o desenvolvimento local”, afirmou o presidente da Câmara.
Além de eletricista, o programa também oferece vagas para os cursos de cabeleireiro(a), pré-Enem, confeitaria (nas localidades da Coxilha dos Campos e Canguçu Velho), atendente terapêutico, secretariado, cuidador de idosos, atendente de comércio, primeiros socorros, e customização de roupas e confecção de acessórios.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link (clique aqui e acesse). A prioridade na classificação das vagas será para pessoas cadastradas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e desempregados(as). O Programa Capacitar segue sendo uma ferramenta essencial para ampliar oportunidades, incentivar a formação profissional e promover inclusão social em Canguçu.
Liziane Stoelben / Assessoria de Imprensa