Logo - Câmara de vereadores de Canguçu Logo - Câmara de vereadores de Canguçu

Câmara realiza audiência pública para debater causa do Autismo

Publicado por Josimara Megiato em 22/08/2023 - 20:59
Câmara realiza audiência pública para debater causa do Autismo

Na última sexta-feira(18), a Câmara Municipal realizou mais uma audiência pública. Desta vez, a reunião foi para tratar sobre a pauta do transtorno do Espectro Autista (TEA).  Ao longo da audiência, representantes da causa fizeram uso da palavra reforçando a importância de proporcionar debates para que estes possam ser ouvidos e atendidos. 

 

Os presentes debateram acerca dos investimentos do poder público na causa e como o debate deve ser prioridade entre as autoridades uma vez que o município possui inúmeras crianças, jovens e adolescentes diagnosticadas com TEA. Além disso, autoridades presentes discutiram sobre o andamento das obras do Centro de Atendimento às Crianças com Autismo que está sendo construído no município.  

 

A participante da comunidade e supervisora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Clélia Gomes, ressaltou que Canguçu possui cerca de 199 alunos inseridos na educação especial, na qual o município tem buscado a inclusão destes através da inserção destes alunos com os demais, junto ao acompanhamento dos professores preparados para atuarem na educação especial. 

 

A situação da APAE no município que atualmente atende parte de crianças com TEA também foi discutida com intuito de compreender a demanda e a necessidade do município bem como tentar buscar soluções para atender a demanda que de acordo com o Secretário Eliezer Jorge Timm, é alta. 

 

Ao final da audiência pública o presidente da câmara ressaltou que no próximo dia 30 de agosto irá reunir-se com demais colegas, autoridades e interessados, para obter retorno acerca do dia, local e horário de inauguração do Centro de Atendimento às Crianças com Autismo. 

 

Entre as autoridades presentes estavam representantes de entidades e associações que fazem parte da causa como Jociele Vargas, representando Associação de Mães Pais e Amigos dos Autistas de Canguçu, Milena Hoffmann representando a coordenadoria Regional de Saúde, Gian Otto representando o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), Cleusa Helbig.

 

Além disso, a audiência contou ainda com a presença de autoridades de municípios vizinhos como o Presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul, Renan Hartwig e Cássio Motta, representando o deputado federal Afonso Hamm. Entre os vereadores da casa, estavam presentes os seguintes:  Francisco Vilela, Arion Braga, César Madrid, Carlos Eduardo Martins, Jardel Oliveira, a vereadora Iasmin Roloff e o presidente da Casa, Luciano Zanetti Bertinetti. 

 

Uma nova audiência será realizada nos próximos dias a fim de reforçar a pauta e contar com mais participantes e autoridades municipais.