Na última quarta-feira (16), o vereador Leandro Ehlert (Pipa), da bancada do MDB, participou de uma agenda em Porto Alegre, buscando soluções para diversas demandas da comunidade. Pipa foi acompanhado pelo seu colega de partido Silvio Neutzling (Vinho).
O primeiro compromisso foi no Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), buscando um auxílio sobre a legalidade de um projeto para solucionar o problema dos animais de rua. O IGAM uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública.
— Sabemos que a dificuldade do Município é muito grande na questão dos animais de rua. São animais soltos em vias públicas, que muitas vezes ocasionam acidentes. Animais sendo maltratados e abandonados nas ruas; A gente foi buscar um modo legal, para junto com o Poder Executivo, construir um projeto para solucionar essa demanda da comunidade. — explica o vereador.
Segundo o vereador, a Câmara promoverá em breve uma Audiência Pública com o deputado Gabriel Souza, do MDB, que demonstrou interesse em trabalhar o projeto. Gabriel já apresentou proposições relacionadas à causa, como a Política Estadual de Controle Populacional de Animais Domésticos, focada em 4 eixos principais: minimizar os abandonos e maus-tratos a animais, incentivar a guarda responsável, estimular a esterilização e microchipagem, além de incentivar as boas práticas da adoção consciente.
Leandro esteve também na OI S.A., buscando solucionar o problema de sinal de telefonia no interior do município. O vereador adiantou que, em breve a empresa deverá fazer um investimento dentro do município com a Fibra óptica, só que atingirá apenas a cidade.
— Dois terços da população residem em área rural e a cobertura do sinal é muito ruim. — explica Pipa — A Oi nos passou que há uma dificuldade muito grande de conseguir melhorar esse ponto, devido à situação de recuperação judicial que enfrenta.
Pipa argumentou que o gerente de projetos do governo, disse que a dificuldade em investimento no interior ainda é grande e é necessário uma busca política para reativar o FUST. O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) foi instituído pela Lei nº 9.998, de 17 de agosto de 2000, com a finalidade de proporcionar recursos destinados ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações.
“O fundo precisa ser movimentado através do Prefeito, dos deputados, para liberar o recurso preso e começarmos os investimentos nas áreas rurais. Esta é uma pauta que estarei acompanhando de perto, para buscar ajudar a comunidade que depositou a confiança em mim. ”