Nesta sexta-feira (23), a Câmara de Vereadores de Canguçu sediará uma audiência pública em parceria com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa sobre a precariedade das escolas públicas estaduais no município.
A proposta de audiência foi construida entre o deputado estadual Fernando Marroni (PT), que e o vereador Rodinha (PT), durante uma visita do deputado à Câmara onde, em agenda com o vereador, foi levanto o assunto sobre a falta de recursos enfrentada pelas escolas estaduais.
Conforme o vereador, alguns dos pontos que serão discutidos são a falta de repasse de
verbas, e o encaminhamento de algumas que já estão disponíveis, como emendas parlamentares, que deveriam ser direcionadas principalmente para obras de infraestrutura
nas escolas.
Rodinha destacou à Casa Legislativa Municipal a necessidade de debater as dificuldades
de estruturas físicas, enfrentadas pelas Escolas Estaduais do Município com problemas que
atingem quadras de esportes e salas de aulas, com a falta de acessibilidade e a
necessidade de reformas das estruturas existentes.
— Sabemos que nem sempre a dificuldade maior é a falta de recursos financeiros, mas em
muitos casos é de operacionalizar as construções de obras de engenharia, devido a
dificuldade na elaboração de projetos técnicos e processos licitatórios, pela falta de
profissionais ou excesso de demanda. — explica Rodinha.
O DILEMA DOS NÚMEROS
Segundo levantamento feito pela assessoria de imprensa do deputado, de 2017 para 2018,
foram fechadas 37 escolas no Rio Grande do Sul. O mesmo aconteceu com as turmas: em
cinco anos, de 2014 para 2018, houve redução de 1 1,7%. Outra situação que vêm se
agravando no Estado é a falta de engenheiros e profissionais da área para executarem os
projetos de construção e reformas nas escolas.
A audiência pública que debaterá todos esses pontos acontece nesta sexta-feira (23) a
partir das 14 horas, no Plenário da Câmara e contará com a presença das direções das
escolas e comunidade em geral. O objetivo é após um amplo debate, encaminhar junto a
Secretaria Estadual de Educação as principais demandas apontadas.