A partir das próximas semanas, as escolas da rede municipal poderão participar de um programa de Jornal Estudantil. A proposta foi feita pelo vereador Leandro Gauger (Pipa), da bancada do MDB, aprovada em plenário e passa a valer a partir do momento em que a lei é sancionada pelo Executivo.
De acordo com o documento, o programa será realizado nas dependências das escolas municipais, onde cada educandário promoverá uma votação entre os discentes a fim de definir o nome do jornal que representará sua instituição de ensino.
A implantação do programa ocorrerá por meio de divulgação de matérias escritas ou mídia de vídeo produzidas pelos jovens estudantes, que serão afixadas nos murais das escolas ou publicadas nas redes sociais da escola.
O corpo docente de cada instituição, com a ajuda da Secretaria Municipal de Educação, viabilizará os meios pedagógicos, e a forma como ocorrerá a divulgação e publicação dos textos e matérias, com o auxílio de uma coordenação formada por 3 professores que darão suporte para a formatação, diagramação dos textos e publicação de mídias sociais.
O documento regra ainda que o jornal tem como propósito fundamental fomentar matérias do cotidiano dos alunos, como assuntos como sustentabilidade ambiental, cultural, esportiva, científica. Portanto, não poderão ser produzidas matérias de cunho ofensivo, que denigrem a imagem, fazem apologia ao crime, bullying ou chacota.
Segundo o vereador, o projeto tem como objetivo estimular a leitura, a produção de textos e outras atividades relacionadas que valorizem a estima e a confiança dos alunos; além de promover a interação entre todo o corpo escolar, abordando temas de interesse público e fatos relevantes do cotidiano dos estudantes.
Para o vereador, a iniciativa tende a colaborar para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, sociabilidade, organização e visão coletiva.