Nos últimos dias, a Câmara de Vereadores aprovou uma Moção de Preocupação e de Apoio à manutenção dos Correios como empresa pública. A preocupação da Casa Legislativa Municipal se dá pela possibilidade do Governo Federal privatizar o serviço.
De autoria do vereador Ubiratan Rodrigues, do Progressistas, a moção de apoio se justifica pelo fato dos Correios ser a única entidade do Governo Federal presente em todo o território nacional, prestando serviços de interesse social, como transporte e entrega de correspondências e de encomendas e o atendimento de serviços financeiros.
No documento, são apontados ainda os inúmeros serviços prestados aos órgãos públicos,como o recebimento de impostos e taxas, o pagamento de benefícios sociais, inscrições em cadastros e concursos, logística de eleições, distribuição de livros didáticos e de provas de concursos públicos e a distribuição de medicamentos.
“São muitos os benefícios da presença dos Correios e da oferta de seus serviços para as populações e para as economias das localidades do interior do País; Além disso, não são estatal dependente dos recursos do Tesouro Nacional; É do interesse coletivo que os Correios permaneçam atuando como verdadeiro braço do Governo Federal em todo o território nacional.” argumenta o vereador;
A moção foi encaminhada ao Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro Chefe da Casa Civil, Ministro das Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Ministro da Economia, Ministro Presidente do Tribunal de Contas da União e ao Presidente dos Correios.