Os Mini-Vereadores de 2018 viajaram ontem até Porto Alegre, acompanhados dos funcionários da Câmara Municipal para conhecer órgãos importantes da Capital.
A primeira visita do dia foi ao Tribunal de Contas do Estado (TCE); lá, ouviram a palestra do auditor público Bruno Alex Londero sobre a importância do intercâmbio de conhecimento entre as escolas de todo estado e o TCE-RS e também entenderam a atuação do Tribunal de Contas junto a Câmara de Vereadores de Canguçu.
Após, os Mini-Vereadores foram acompanhados para uma visita guiada pela ‘Casa dos Contos’ - um corredor histórico que conta a trajetória do controle dos gastos públicos no Brasil e do Tribunal de Contas desde a época do Império Português até os dias atuais.
À tarde a visitação começou na Praça Marechal Deodoro - conhecida popularmente como Praça da Matriz, ao seu redor estão localizados os Palácios da Justiça, Farroupilha e Piratini e também a Catedral Metropolitana de Porto Alegre.
Os Mini-Vereadores também visitaram a Assembleia Legislativa; lá, os Mini-Vereadores conheceram o Plenário Vinte de Setembro, Gabinetes Parlamentares e também o Solar dos Câmara, um prédio histórico e um centro cultural que é mantido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul desde 1981.
A última visitação do dia foi ao Palácio Piratini, sede do poder executivo do estado. A construção tem influência da arquitetura francesa e se destacam os detalhes em ouro nas pinturas em seu interior e os majestosos lustres de cristais, réplicas dos existentes no Palácio de Versalhes, na França.