Logo - Câmara de Vereadores de Canguçu Logo - Câmara de Vereadores de Canguçu

Ver. Neviton Nornberg (PDT) faz visita ao Prefeito de Venâncio Aires Airton Artus para discutir sobre a nova resolução da produção de tabaco

Publicado em 25/05/2016 - 10:11
Ver. Neviton Nornberg (PDT) faz visita ao Prefeito de Venâncio Aires Airton Artus para discutir sobre a nova resolução da produção de tabaco

O prefeito de Venâncio Aires/RS e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco Airton Artus, recebeu nesta segunda-feira (23/05) o Vereador Neviton Nörnberg (PDT). Onde, discutiram sobre a preocupação com a resolução interna do Banco do Brasil que altera redação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a partir de junho deste ano. A nova redação veda o financiamento para construção, reforma e manutenção de estufas para secagem de tabaco ou de uso misto e amplia progressivamente de 30 para 50% a necessidade de comprovação de receita gerada na propriedade familiar por atividades não ligadas ao cultivo de fumo.
O Vereador Nevinho (PDT) declarou que esta proposta vazou internamente em setores do Banco do Brasil e o objetivo na visita ao prefeito Artus é buscar uma mobilização contrária à resolução que prejudicaria diretamente a agricultura familiar do tabaco.
Para o município de Canguçu, há uma preocupação com a resolução, especialmente quanto à exigência de comprovação de receita bruta gerada por outras atividades que não a fumicultura. Sendo que, antes não era exigido a comprovação de receita e, segundo documento que o Vereador recebeu, o Banco pretende incluir ela no cálculo da capacidade de pagamento em uma progressão que inicia em 30% no ano agrícola 2016/2017 e chega a 50% na safra 2018/2019.
O prefeito Airton Artus destacou o apoio à mobilização e reforçou que engrossará o coro contrário a qualquer resolução que afete a produção ou comercialização de tabaco. Também, solicitou a inclusão do tema na pauta da próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, que acontece no dia 15 de junho, em Brasília.

Matéria: Josiane Canuto (Assessora Legislativa)